sábado, 1 de junho de 2013

Fortaleza Digital

(imagem de arquivo pessoal)
Fortaleza Digital foi o livro de estreia do escritor Dan Brown, que se tornou mais conhecido depois da publicação do seu best-seller O Código da Vinci. O livro lançado nos Estados Unidos em 1998 teve um pequeno sucesso chegando a estar na lista dos mais vendidos do The New York Times algum tempo depois.
 
O livro é um suspense tecnológico que acontece dentro da Agencia de Segurança Nacional (NSA) americana. Esta criou um supercomputador, TRANSLTR, às escondidas capaz de desencriptar diversos códigos interceptados pelos outros setores da agência. O TRANSLTR é considerado invencível até o dia em que ele se depara com um código inquebrável que ameaça a segurança de todos, o Fortaleza Digital.

 A meu ver o livro apresenta apenas dois problemas: a primeira parte do Fortaleza Digital se desenvolve lentamente, Brown apresenta os personagens e os explica para o leitor. Alguns de vocês podem achar essa parte chata e se sentirem tentados a largar o livro, eu os incentivo a continuar, depois que você conhece os personagens e tem uma noção melhor da trama, o livro ganha ritmo e até você chegar no ultimo capitulo é um pulo. O outro detalhe que me desagradou um pouco no livro foi um pequeno elemento, um anel, que seria a solução do código, mas no final ele se provou inútil, então porque gastar inúmeras paginas com ele?
 
A parte interessante dele, além da trama, foram alguns termos "técnicos" usados por Brown e o modo como ele descreve e detalha a tecnologia e os computadores da NSA. Ele também no ensina algo sobre os códigos e seus princípios básicos. Quem gosta de tecnologia vai achar o livro interessante. 

 Enfim, recomendo para todos que acharam essa pequena resenha interessante e gostariam de mergulhar nesse enredo cheio de códigos, tecnologia computadores e um pouco de mistério. Espero que gostem!!!

"Não fazia sentido pensar em um código inquebrável. Alguns códigos podiam requerer mais tempo, mas todo código podia ser quebrado."

|Pedaços do Mundo no Facebook

#Flora

0 comentários:

Postar um comentário